Crítica ‘Presságio’

27 04 2009

Vamos lá falar de um dos grandes filmes polêmicos atuais. Porque assisti o filme? Por quê praticamente de 6 em 10 pessoas me disseram que o filme ea um desastre de ruim, então fui conferir, e como sempre, como sou meio maluquinho e acabo fugindo do comum, acabei adorando o novo longa de Nicolas Cage.

Assista ao Trailer LEGENDADO

Sinopse: Em 1959, como parte das celebrações de uma escola infantil, um grupo de alunos faz desenhos de como eles imaginam o futuro. Os desenhos ficarão guardados em uma cápsula do tempo e serão abertos em 50 anos. Porém, uma garota desenha diversos números aparentemente aleatórios, que ela alega estarem sendo soprados por pessoas que ela não vê.

Meio século depois, uma nova geração de alunos examina o conteúdo da cápsula e amensagem criptografada da garota acaba nas mãos de Caleb Koestler. Mas é o pai dele, o professor de astrofísica John Koestler (Nicolas Cage), que faz uma descoberta estarrecedora: a mensagem codificada prediz as datas e o número de mortos de todas as grandes tragédias dos últimos 50 anos com uma precisão incrível. Conforme investiga os segredos do documento, John descobre que ele prevê mais três catástrofes – sendo a última de proporções globais.

Os esforços de John para alertar as autoridades sobre as catástrofes iminentes são em vão e seus medos se tornam cada vez maiores ao perceber que Caleb está ligado ao mistério de alguma forma. Agora, contando com a ajuda de filha e da neta da autora da mensagem, John embarca em uma corrida eletrizante contra o tempo para prevenir a humanidade do maior dos desastres…

Um filme excelente, sem sombra de dúvida. Afinal o que é um filme bom? É relativo não é verdade? Mas em ‘Presságio’, distribuído pela Paris Filmes que lançará o disco à um preço absurdo em Rental, as cenas de ação são de impressionar, filmadas em plano-sequência (sem corte), é incrível. Mas não basta apenas efeitos especiais genuínos, a trama tem que ser equivalente, e é. Mas então porque tanto tumulto e boca cheia ao se criticar o filme ? Varia de acordo com sua crença.

Já contei que adoro filmes com E.T. ? Isso pode ter contribuído para que eu gostasse bastante do filme sim, além disso, o filme foge do comum (não disse que acredito em E.T. e sim que gosto de filmes com temática alienígena). Pensemos em todos os grandes sucessos de bilheterias que emplacaram temas sobre o fim do mundo. ‘Eu sou a Lenda’, ‘Impacto Profundo’, O dia Depois de Amanhã’ entre outros grandes sucessos. Todos estes tem ao menos uma coisa em comum, o desfecho. Todos terminam razoavelmente bem, ou seja, o plano inicial e tema de ‘o mundo vai acabar’ não acontece. Será que quem ‘Presságio’ é diferente? Assistam.

Será que as pessoas estão tão acostumadas a verem filmes de heróis salvando a todos e a si mesmo, ou então heróis que salvam o mundo e acabam morrendo, que ao presenciarem algo diferente, um desfecho alternativo, elas se decepcionam ? Talvez.

A trilha sonora do filme dá tensão por si só, e as cenas ajudam a emplacar um suspense bacana em torno dos fatos, onde seres estranhos aparecem de preto parados próximos à uma janela. As cenas de queda do avião e do desastre no Metrô talvez serão as únicas tão bem sucedidas em plano-sequência. Vale lembrar que o diretor do longa é Alex Proyas, o mesmo de ‘Eu Robô’, e vocês se lembram da incrível cena do carro de Will Smith no túnel? Bacana né.. Pois é, ‘Presságio’ superou minhas expectativas, e certamente o final tido da maneira como foi mostrado nos remete a pensarmos um pouco mais nas atitudes com que tomamos, e também à aspectos religiosos (Arca de Noé).

creepy aliens from the knowing movie

A cena dos últimos segundos é tão inspiradora e surreal, que talvez tenha sido essa a causa de decepção de muitos. Será que as pessoas não entenderam? Será que não relacionaram aspectos bíblicos como de Adão e Eva à história ? “Recomeçar” como foi dito no filme, hoje faz sentido de ser pensado.

‘Presságio’ se mostrou poderoso, quando poderia ter sido uma história e vão (Guerra dos Mundos). Neste último seres de não sei onde arrasam com a população na Terra e do dia para a noite, com algumas fortes explosões contra as grandes máquinas aliens, tudo termina bem, mas como assim ? Presságio mostra que o homem não é tão bom quanto parece, e que até mesmo a vida em outros planetas pode ser possível. Certamente será um sucesso de bilheteria e bem procurado nas lojas.

Tamanho originalTamanho originalTamanho originalTamanho originalTamanho original


Ações

Information

One response

28 04 2009
Gilson Weyne

Fui ontem ao cinema ver Presságio, achei um bom filme, acredito que vá render boas locações, mas não é um filme que agrade a grande maioria das pessoas. Todo mundo está acostumado e gosta de assistir filme de catástrofe com final feliz, aqueles que quando tudo parece perdido, eis que surge uma esperança e a raça humana sobrevive, foi assim em “Idependence Day”, “Guerra dos Mundos”, “Armageddon”, “O Dia Depois de Amanhã” e tantos outros. E é aí que esse final um tanto filosófico não agrada a grande maioria das pessoas. Dei uma passada no site e-pipoca para conferir as notas e críticas dos espectadores e realmente não foram das melhores, a maioria sempre se queixando da mesma coisa, o final.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: