Crítica: ‘Dúvida’

27 03 2009

Doubt, o mais novo filme de uma das melhores atrizes de Hollywood, Mery Streep chega às locadoras no dia 10 de Junho, e com 4 Indicações ao Oscar na bagagem, se tornou mais grandioso do que deveria ser.

http://titadixit.files.wordpress.com/2009/02/doubt_movie_poster_playing.jpg

O filme mostra a trajetória de Padre Flynn (do excelente Philip Seymour Hoffman), que é colocado sob fortes acusações pela Irmã Aloysius (Meryl Streep) de molestar o único e mais novo garoto negro de uma escola ligada a uma paróquia no Bronx.

O título certamente não agradará á Gregos e Troianos, pois se assemelha bastante à uma peça de Teatro, com diálogos longos, cenas extensas, Trilha Instrumental. A história do filme é basicamente centrada no garoto Donald, que passa por problemas familiares. O garoto, supostamente tem envolvimento sexual com Padre Flynn, que nega incasavelmente as acusações.

A interpretação de Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman são impecáveis. A atriz, como sempre faz bem em papéis malvados, transpaça ao expectador o ódio, o vício pela boa conduta e preceitos morais, e corta pela raíz qualquer indício de Educação que fuja os interesses da Igreja e do bom Comportamento Humano. Já Padre Flynn, é mais subjulgado pela personagem de Meryl por ter um comportamento um tanto quanto contrário ao dela. O filme, que se passa na década de 60, mostra claramente o ensino rígido de entidades eclesiásticas, que ferem so preceitos morais de uma classe libertária e da sociedade que vive nos EUA até então. Fere? Sim, pois a Educação Católica daquele tempo não formava o jovem para o conhecimento pleno da razão, do conhecimento crítico e filosófico, apenas para o bom entendimento da vida cívica através da oratória.

https://i0.wp.com/www.todayfm.com/Images/doubt-streep_l.jpg

Padre Flynn, é mostrado como uma boa figura, um pai sem poder ser um. O homem que acolhe e dá atenção ao menino desamparado psicologicamente e mal tratado dentro de sua própria casa, deixa indícios de ter relações maliciosas com o garoto, por motivos apresentados ao decorrer do longa. É interessante vermos o posicionamento do indivíduo perante à dúvida, a qual se remete o título do fil

me. A dúvida de saber se tal ao tem fundamento ou não fica longe de ser o plano de fundo do filme, mas os preceitos morais, o ódio e a consumação obscura do posicionamento autoritário frente à entidades ligadas à Educação de jovens, nos mostra o quão forte pode ser a pessoa que detêm poderes, se poder detê-los.

‘Dúvida’ é uma palavra abrangente, mas no filme vai sendo moldada até que no fim, temos o pleno conhecimento de sua aplicação na história. Certamente é um grande filme, e deve levar consigo grandes méritos.

O DVD será distribuído pela Disney, custará os elevados R$115,40 e tem data prevista de entrega para o dia 10 de Junho.

Tamanho originalTamanho originalTamanho originalTamanho original


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: