Crítica: “Quem quer ser um Milionário?”

28 01 2009

10 Indicações ao Oscar são capazes de aguçar sua curiosidade para assistir à este filme? Aguçou à minha. “Slumdog Millionarie”, premiado Internacionalmente, super bem elogiado pela crítica especializada e que recebeu 10 Indicações ao Oscar 2009, incluíndo a categoria de MELHOR FILME, é sem dúvida uma obra-prima.

quemquerserummilionario

Uma produção pequena com grandiosa diversidade. É esta minha definição para este novo filme de Danny Boyle (Extermínio, Sunshine). Um filme que possui uma complexidade de sentimentos humanos e características instríssecas do amor, são estes os conceitos básicos deste novo clássico. A vida que pode ser mudada do dia para a noite, sonhos que se realizam com muito custo, vida sofrida, raiva, decepção e amor.. muito amor !

“Quem quer ser um Milionário” conta a história de Jamal, garoto simples, pouco audacioso mas que sonha em ter uma vida digna, sem que nem mesmo tenha que subir na estaca social. O jovem resolve participar de um programa de Televisão Indiano, ao cômico modelo “Show de Milhão” do SBT, e em meio à perguntas e respostas, Jamal vê sua vida mudar para melhor, ao receber incríveis quantias em dinheiro a cada resposta certa.

https://i1.wp.com/www.collider.com/uploads/imageGallery/Slumdog_Millionaire/slumdog_millionaire_movie_image.jpg

Como se não bastasse, e para surpresa de todos, o filme tem suas façanhas que o transformaram em glorioso. Nos primeiros minutos, o filme começa perguntando como um menino da favela conseguiu chegar ao topo do jogo televisivo que dá o título nacional do filme. Dá-se as alternativas. E logo em seguida já mostra o rapaz sendo brutalmente torturado. Pronto. O público mordeu a isca, e a resposta é tudo o que mais interessa.

O que temos é mais um filme que se inicia com pedaços de cenas de seu próprio final. Logo após à pequena introdução, voltamos ao tempo cronológico real dos acontecimentos, onde mostra a infância do garoto. A diversidade de acontecimentos que antecedem a cena inicial é impressionante. Na verdade o filme é tão denso, que mal conseguimos lembrar de todas as façanhas que o jovem Jamal e seu irmão Salim passam. Aventuras, tropeços, escorregões, sofrimento, felicidades, mistérios, descobertas, novas amizades e muita enrrascada. A maneira com que as situações se encaixam, fazem com que o filme não seja justamente o que outros desta mesma linha são: Cansativos. Muito pelo contrário, a famosa curiosidade que matou o gato, deixa nós (gatos e gatas) à mercê de toda a história. Fantástico!

https://i2.wp.com/thecia.com.au/reviews/s/images/slumdog-millionaire-1.jpg

Detalhes colocados à vista, a maneira com que o diretor expõe novas cenas é também um ponto positivo. A movimentação que deixa longe o rastro de cansativo e monótono, é gerada por cenas tremidas, câmeras tripidando, velozes e inquietas, além de imagens super saturadas e grandes cores em meio à um cinza ou escuro. Ponto também para a trilha sonora, na qual o filme também conseguiu Indicação ao Oscar, as canções de M.I.A., que misturam bumbos, cantoria fina e batuques dão um toque mais popular, bem característico da personalidade do protagonista, e também um certo toque brasileiro. As músicas que lembram um Samba/Funk mantém o expectador sempre atento. Já que vamos elogiar aqui vai o elogio para uma das melhores e mais verdadeiras cenas de beijo que eu já vi no cinema, você confere neste filme.

Se tratando mais profundamente dos personagens, conhecemos Jamal (Dev Patel), que no início vemos sendo torturado e entendemos os motivos de tal tortura na sequência: a polícia quer saber como foi que ele, alguém totalmente desprovido de qualquer educação, conseguiu chegar tão longe no programa Quem Quer Ser Um Milionário?. Seria o jovem um sortudo? Um gênio? Um trapaceiro? Para responder às perguntas da lei, Jamal conta a história de sua infância. Orfão muçulmano, ele cresceu ao lado do irmão Salim e da pequena Latika, por quem nutre uma paixão protetora desde pequeno. Cada personagem é interpretado por três atores ao longo do filme. Todos são cativantes – especialmente os pequenos – mas Dev Patel e Madhur Mittal destacam-se como Jamal e Salim na vida adulta. Já Freida Pinto, a Latika, se restringe a fazer o que deve: parecer linda tal como Taj Mahal.

https://i1.wp.com/www.exclaim.ca/images/up-Slumdog_Millionaire.jpg

O ponto forte do filme é fazer a intermediação entre os fatos que aconteceram com o que ainda irá acontecer. Temos a vida de Jamal sendo contada por ele mesmo e ao mesmo tempo vamos vendo cenas do Programa de Televisão no qual ele participa. Interessante fórmula esta, pois através dela é que matamos a charada do filme, e claro, minha crítica sobre o título seria muito mais feliz se eu terminasse esta frase, mas tiraria a melhor parte do filme de vocês. Portanto parei!

Slumdog Millionaire

Incrivelmente sensacional, é difícil escrever sobre este filme, pois as mais corretas palavras e as frases mais bem elaboradas não conseguiríam transpassar todo o êxito, audácia e sucesso do filme. “Quem quer ser um Milionário” é explêndido, e sem dúvida é a grande aposta para levar o troféu de MELHOR FILME do OSCAR 2009. Cá entre nós, “Onde os Fracos Não Têm Vez” que me perdoe, mas caso “Slumdog Millionarie” leve o grande troféu este ano, valerá como prêmio de 2008 e 2009. 😉

Assista ao Trailer:


“Quem Quer ser um Milionário” estréia nos cinemas Brasileiros dia 27 de Março e terá lançamento pela EUROPA FILMES.

Tamanho originalTamanho originalTamanho originalTamanho originalTamanho original


Ações

Information

4 responses

30 01 2009
Denis

Tive a oportunidade de ver esse filme muito bom mesmo Junio história fantástica!!!!!Slumdog Millionaire tem tudo pra ser um sucesso de locações!!!!

31 01 2009
Julio

O filme é realmente bom, e fará uma boa briga com O Curioso Caso de Benjamin Button, que é a minha torcida no Oscar.

31 01 2009
edson sc

JULIO, ENTÃO ESCREVA VC A SUA CRÍTICA DO FILME AQUI, PARA PODERMOS AVALIAR E TBÉM TIRAR-MOS CONCLUSÕES SOBRE O FILME E VC. POIS AO MEU VER, NÃO SE CRITICA UMA PESSOA, SE VC NÃO FOR MELHOR DO Q ELA.

31 01 2009
Junio Rocha

Bom Edson, na verdade minha crítica é aquela ali em cima mesmo. Com minhas palavras e claro com alguns dados técnicos copiados. Deixei claro minha posição sobre o filme. Gostei bastante, informei sobre os personagens, enredo e os mecanismos que o filme utiliza para conseguir chamar tanta atenção.

A crítica é uma opinião minha. O comentário dele, é uma opinião dele. Eu o respeito, mas como esta é uma página pessoal, a decisão de manter o comentário no ar ou não é também decidido pelo dono do Blog. Nada demais. Não vou atacá-lo nem nada, coitado de mim. Ele tem o direito de se expressar, mesmo que sua opinião fique exposta apenas por alguns minutos. Até mesmo porquê, o recado dele foi direcionado à mim, então não vejo o motivo para deixar maiores delongas publicadas. Toda crítica, reclamação ou elogio que não tem nada haver com o Contexto das críticas e demais assuntos publicados, podem ser enviados ao E-mail:

guiadavideolocadora@hotmail.com

Mas acho o espaço bem oportuno para repetir meu comentário feito em Outro Post: Segue abaixo:

“Tarcio eu agradeço demais. Vou explicar:

Antigamente, no ínicio, lá no ano passado, eu estava mais focado em criticar, ou seja, o Blog tinha uma posição muito firme quanto a um DVD e outro. As pessoas gostavam, mas a maioria adorava mandar E-mail ou comentar dizendo que eu estava errado etc. É engraçado porquê quando estamos falando de algo PESSOAL, não há nada de certo e errado. Este.. é um Blog meu, Junio Rocha do Vale, jovem empresário, Pedagogo, com cabeça aberta à tudo. Mas infelismente, ou felismente não sei (repeti o trocadilho Alexandre), existem pessoas muito fechadas, que se atentam apenas ás suas especificações, suas vontades etc. Não gosto de pessoas assim. As opiniões delas nunca me chatearam, nunca me abalaram, mas deixavam o Blog com uma certa postura que eu não gostaria. Dava a impressão, algumas vezes, que eu estava remando contra a maré. Cá entre nós, a decisão de mudar de foco (crítico para informativo), é mais pelo fato de que se nós, mercenários do sistema brasileiro, ficarmos somente reclamando, ficará mais nítido todos os problemas e incovenientes. É como diz no documentário “O Segredo”, a gente atrai o que pensa. Por isso eu ando com pensamentos mais positivos, com uma aura mais leve, mais calma e abaixei minha retarguarda, onde vivia armada com escopetas prontas para atirar.

Olha, depois de alguns solavancos que sofri em relação ao meu negócio, que graças a Deus, meu esforço e criatividade vai bem; eu passei a ver o mundo de outra forma. Minha vida mudou completamente de Dezembro para cá. Novas oportunidades foram surgindo, novas portas se abriram, atingi grandes conquistas e estou pronto para começar um novo empreendimento, também ligado à minha vídeo locadora. É nesse pensamento, nessa atitude e nesse clima mais ameno que quero lidar com todos, e que pretendo ser visto. Não quero ter a característica de um Radicalista de Esquerda, mas sim quero ser o homem sensato, que sabe que existem problemas, mas que sabe também, que deve-se ter mais esperanças para a solução destes, e também colaborar. É minha opinião!

O Blog ainda sim continua tendo um pouco da minha linguinha afiada, em alguns filmes é preciso, necessário falar mal e descer a lenha. Me surpreendi, de Dezembro para cá, com o aumento significativo de visitantes. O blog possui um mecanismo que me mostra quais as páginas desse mundo virtual que o Blog está sendo citado, de onde as pessoas que me visitam vem etc. E quando vejo estas informações me surpreendo. Recebo tantos E-mail’s diários, principalmente por conta das vendas, que mal tenho tempo para fazer balanços e relatórios da minha locadora. Mas eu tenho prazer imenso em ajudar, e o que me pertuba, é que alguns empresários, em pleno ano de 2009, não têm malícia alguma com certos representantes e distribuídoras. Já tive clientes aqui do site que desejavam imensamente a compra de filmes de R$119,90 da Fox, tais como “Estrada da Morte”, “Croc a Fera Assassina” (é da Fox?), “Presa Humana” etc. e deixavam de lado mais filmes comerciais. Vi que existem muitos caras desinformados MESMO. Enfim, esse Blog é uma grande consquista, para mim e para o Ramo. Pois somente quem está nele, talvez entenda minhas palavras.

Quanto alguns comentários com reclamações, eu não me importo. Quando começo a ler algo com insultos, xingamentos eu nem termino de ler, e logo excluo ou retiro a parte que me insulta. Acho que a vida já está feia demais, poluída demais para que fiquemos discutindo virtualmente, e este é meu Blog, e o Blog será como eu quero que seja, um lugar de paz, tranquilo para trocas de idéias. Graças a Deus, há leitores assíduos que me fazem sentir orgulho de tudo que já escrevi, e orgulho também de ver o Blog crescer mais de 20% ao mês. Agradeço mesmo à você Tarcio, Alexandre, Edson, Ricardo e tantos outros. Sei que vocês acompanham o Blog, lêem as matérias e respeitam todo o conteúdo, isso é o mais importante.

Mas vocês sabem, e nosso ramo empreendedor não nega: Lidar com pessoas é a coisa mais difícil deste mundo. A relação homem – Máquina é perfeita. Já a relação Ser Humano – Ser Humano é mais conturbada. As diferenças Sociais, as diferenças pessoais, conceitos, impressões, tudo faz da relação humana ser mais complicada, em algumas horas. Agradar a todos é tão difícil, em nossa loja mesmo não conseguimos agradar a todos os clientes, quem dirá eu, um cara esforçado, dedicado e estudioso, conseguir agradar gatas e gatos, ratas e ratos. “

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: