POST/FÓRUM : Tá Arranhado, E Agora?

3 12 2008

Nós sabemos que a situação de discos arranhados, riscados e com problemas é realmente uma problemática para nossas vídeo locadoras. O Blu-Ray, novo formato já disponível no mercado, possui uma camada exterior mais resistente à riscos e arranhões, o que pode aumentar a vida útil de cada disco.

Porém, nos DVD’s convencionais utilizados em nossas lojas, a situação é bem diferente, e um disco que pode ter custado R$119,90, pode ser inutilizado pelo primeiro cliente que o alugar. É um risco que se corre. Dessa forma, quais as medidas que você como empresário toma em função de discos arranhados?

Há uma multa para quem arranhar os discos? O valor do filme é cobrado do cliente? O cadastro é Cancelado? Opine!

Ações

Information

12 responses

4 12 2008
Gilson Weyne

Cliente que danifica meus discos eu prefiro não ter em minha loja. Fui cliente de locadora minha vida toda e sempre tive cuidado com os discos (ou fitas antigamente), sempre peguei os discos pelas bordas e depois que assistia colocava devolta na caixa. Infelizmente o que vemos é que tem muita gente que não tem esse cuidado, entrega os DVDs nas mãos de crianças pequenas, assiste o filme e deixa o disco jogado em qualquer lugar e fora da caixa, resultado, o DVD vem todo arranhado e cheio de marcas de digitais na superfície de leitura.

Aconteceu comigo recentemente com o “Viagem ao Centro da Terra”, na terceira locação o disco estava novinho e o cliente devolveu todo arranhado. Chamei a atenção do cliente, mostrei o disco arranhado. Depois desta vez ele está tendo cuidado com os discos. Felizmente consegui retirar os arranhões.

Mas se é o caso de você alertar o cliente e ele continuar devolvendo os discos arranhados, é melhor cancelar o cadastro. Vale a pena ficar com um cliente desses danificando filmes que compramos por R$ 100?

4 12 2008
Pedro Paulo - Pape Vídeo Várzea Paulista - SP

Aqui na minha cidade, tenho um público muito relaxado, que não só risca os dvds como vem com marcas de dedos, ou com restos de comida, salgadinhos, danones e etc, e as vezes até trincado. Como eu tenho a máquina polidora, se o cliente entrega um dvd muito riscado, eu cobro R$ 4,00 que é a taxa de polimento, que eu falo para os clientes, por ele ter devolvido o dvd fora das condições em que foi retirado. Só se o caso for de trincar, ai eu cobro um preço justo, dependendo se for filme novo ou não!

5 12 2008
Gilson Weyne

Eu até já pensei em adotar o sistema do colega Pedro Paulo, de cobrar uma taxa para polir o DVD, o problema que vi é que terei a obrigação de entragar todos os DVDs sem nenhum arranhão, e muitas vezes o DVD está com alguns arranhões que não impedem a leitura e não vale à pena polir o DVD nestas condições, pois o processo desgasta a mídia. Situação complicada.

5 12 2008
Edson Oliveira

É uma situação muito complicada, tem cliente que se sente ofendido, então como conheço todos meus clientes, quem cuida ou não, aqueles mais relaxados eu dou uma olhada na mídia na frente deles, sem falar nada, de forma q eles percebam. Na maioria das vezes tem funcionado.

6 12 2008
Marcos-Loca video29

Sigo a mesma linha de pensamento do Edson, os riscos são inevitáveis, os clientes não tomam os devidos cuidado com as mídias e para nós proprietarios de locadora fica difícil ter este controle com relação aos riscos dos discos e se cobramos dos nossos clientes corremos o risco de perdê-los, mas para que eles vejam que me preocupo com as condiçõs da mídia temos o habito de verificar a mídia na frente do cliente na locação e na devolução, é uma forma de”falar” para eles tomarem cuidado com a mídia sem correr o risco de perdê-los.

6 12 2008
EDSON SC

TENHO O MESMO PROCEDIMENTO Q O MARCOS-LOCA VIDEO PRATICA, TENHO UM CARTAZ NO BALCÃO JA COM ESSA ORIENTAÇAO E NA CAPINHA Q VAI PARA O CLIENTE TBÉM, CONFIRO TODOS OS FILMES BEM NA FRENTE DO CLIENTE PRA Q ELE VEJA Q OS FILMES NAO ESTAO ARANHADOS NA SAIDA E SE TIVER ALGUMA SUJEIRA, JA LIMPO ALI NA FRENTE DO CLIENTE, EU USO PRA LIMPEZA AQUELAS BOLINHAS DE ALGODAO Q TEM NAS FARMACIAS, SAO EXCELENTES, QTO MAIS MAÇIAS MELHOR E CONFIRO NOVAMENTE TODOS NA VOLTA, SE PERCEBO ALGO DIFERENTE, PRIMEIRO ORIENTO O CLIENTE SOBRE OS CUIDADOS NECESSÁRIOS E AVISO Q NA PRÓXIMA VEZ IREI COBRAR, DEPENDENDO DO ESTRAGO JA COBRO NA HORA ÓBVIO, ASSIM, NAO TENHO TIDO MUITOS PROBLEMAS GRAVES ULTIMAMENTE, SÓ OS NORMAIS Q COM POLIMENTOS JA RESOLVE, PRA FACILITAR A CONFERENCIA DOS DVDS, EU COLOQUEI UMA LAMPADA A +- 1 METRO DO BALCAO, PRA Q VC CONSIGA VER A LAMPADA ATRAVÉS DO DVD NA FRENTE DO CLIENTE, ASSIM QUALQUER ARANHAO, SUJEIRA APARECE BEM MELHOR.

ABRAÇO A TODOS

10 12 2008
brunno

Olá pessoal,aqui em minha cidade(com 17000 mil habit.) também utilizo conferir na frente do cliente, principalmente na hora que é feita a locação,utlizando até de “lustra móvies” q tira todas as manchas e até riscos leves, caso não dê resultado utilizo a máquina de polir.
É muito dificil apontar o cliente que riscou principalmente nos fins de semana pq a gte não tem a certeza se o filme foi ou não com “algum” tipo de risco,mas quando é um risco muito estravagante ai sim costumo dizer e esperar a boa vontade da pessoal em perguntar se vou cobrar outro( a maioria se nega e diz q já estava assim e nem deu para assistir).
Mas enfim,problemas sempre tem acho q msm com o Blu-ray vai ter ainda.O jeito ter aquela “manha” e conseguir superar esses tipos de problemas.

Abraços a todos !

ObS: vamos organizar um forum para as videolocadoras do país,ou que seja de cada estado, já cheguei a dar a opinião aqui na minha região para um sindicato ou assossiação mas não há iniciativa(não depende só de mim).
Enfim…

Boas locações e abraços !

16 12 2008
alan

beleza beleza. todos sabemos disso… gostaria de ouvir idéias para consertar os arranhões de alguma forma ou maneira….

17 12 2008
Vasco Alvarenga Mamede

Bom dia a todos! Na minha locadora, em Uberlândia-MG, tenho o procedimento, como alguns postaram, de mostrar o dvd para o cliente na saída do mesmo da locadora. Na volta, verifico se está tudo OK. Se voltar com muitos riscos ou danificado, mostro para o cliente e cobro o valor atual do filme. Tenho a mesma opinião do Gílson Weyne: PREFIRO NÃO TER CLIENTES QUE RISCAM/DANIFICAM OS DVD`S.

Há alguns meses, pela internet, encontrei um líquido que corrige os riscos nos DVD`s/CD`s. No momento não lembro do nome do produto. Mais tarde eu terei o nome. Foi criado por um senhor no Rio Grande do Sul. Porém, nunca consegui falar com esta pessoa, apesar do site do produto informar os telefones! Alguém já viu ou já usou este produto? Ou sabe o nome?

17 12 2008
EDSON SC

olá caros colegas, caro VASCO ALVARENGA, o nome do é RE9, eu uso esse produto e ele é ótimo, eu uso após o polimento, ele deixa uma película protetora, facilitando a limpeza, tbém pode ser usado sem fazer polimento, qdo este estiver travando, mas eu prefiro fazer um leve polimento e passá-lo depois,mas no informaçoes no site http://www.re9dvd.com.br, eu comprei de um representante da sexxy, mas este nunca mais passou por aqui, e aproveitando a deixa, sobre como consertar aranhoes, eu comprei uma máquina de fazer polimento manual, estou muito satisfeito, a maioria dos aranhoes ela tira, mais de 90%, os outros eu faço com um profissional q presta este serviço aqui na região, vc encontra esta máquina no site http://www.cdsaver.com.br, o procedimento é fácil, passe uma camada da massa de polir bem fina e uniforme em baixa rotação e depois retira-a com um algodão em alta rotação”o ideal é aqueles bolinhas q tem em fármacias” , mais cuidado para não queimar o dvd, passe o algodão com leve pressão em alta rotação em intervalos de +- 3 segundos , vc tbém pode fazer direto, passe a massa no algodão e passe no dvd em alta rotação, é mais fácil mais este recomendo só para os experientes, pois o risco de danificar o dvd é maior, tbém use óculos de proteção, pois dvds trincados no meio, podem estourar em alta rotação e causar acidentes…..se alguém tem outra maneira de fazer, informe como pediu o sr. ALAN.

abraço a todos

17 12 2008
alan

obrigado pela informação do polimento.. essa eu conheço ja comecei a fazer esse tipo de coisa com um sr. que presta este serviço…. Mas ja ouvi comentários do próprio sr. que não devemos polir mais de 2 vez o mesmo disco senaum deteriora de forma que alguns aparelhos não o lêem mais…. Ah tocando neste assunto. Qual o Aparelho que vocês – que postam aqui – preferem? Aquele “pau ferro” mesmo…. que lê de tudo!

4 01 2009
HUBERT

Colegas, boa tarde;

Em resposta ao Sr Edson e em especial ao Sr. Vasco Alvarenga Mamede, informo que o RE9DVD é uma película protetora para Mídias, quando usado preventivamente – pois evita umidade, poeira e fungos;
Mas RE9DVD foi criado pelas locadoras Ponto do Vídeo (já fechadas) de Palhoça-SC, no início danificamos e até perdemos muitos DVDs; mas depois de mais de 4 anos e meio chegamos ao formulado atual; E só aplicar espalhar remover; assim mesmo: (bem rapidinho, nem precisa colocar acentuação e vírgulas); aplica-se manualmente e o tempó entre iniciar e terminar é de menos de 40 segundos; Um frasco com conta-gotas promete 250 aplicações., mas, para locadoras, certamente passa de 400 aplicações;
Os números dos telefones para falar comigo, agora com as lojas fechadas, todos atendem em casa – às vezes não tem ninguem para atender, são 48 – 3242-6400
3242-6421 – 3286-4855 entre outros que tocam aqui;
Mas podem acessar formulário no site, em /contat.htm;
Se alguem ligado a locadora desejar revender ou até distribuir regionalmente, estamos ampliando nossa rede de revendas, com boa margem de lucratividade;
Espero ter ajudado;

Aproveitamos para desejar Feliz Ano TODO a Todos!!!!

HUBERT – RE9DVD

Deixe um comentário

