Às locadoras pequeninas!

4 10 2008

Todos sabemos: O mercado de vídeo não é o mesmo de 5 e 10 anos atrás, quem me dera ter sido proprietário de vídeo locadora antes da era DVD, que pelo que me diziam, era uma fase bem mais satisfatória. Mas, como sou muito fã de meu próprio trabalho, não me arrependo de ter uma loja mesmo em meio à crise que passamos. Quando adquiri minha própria loja, comprada de um outro empresário, decidi investir, e devo lembra-los de que não havia um centavo em meu bolso para esse propósito. Então como faço?

Simples não é, e creio que muitos de vocês já passaram desta fase, mas pode haver aqueles que ainda não viram “flores” em seu próprio negócio. Digo que para quem quer sucesso, é necessário pasciência e muita irrigação, pois nosso negócio é como uma semente, que plantamos e cuidamos bem para poder dar frutos. Diga-se de passagem demora muito até esta última fase se iniciar, mas quando a mesma acontecer, o pior já terá passado. O que quero dizer é que para termos sucesso, devemos investir, seja qual for o negócio em que trabalhamos. Sem investimento e novas idéias tudo morre. E isto estava acontecendo com minha loja antes de assumi-la, o antigo proprietário não comprava muitos filmes, eram poucos lançamentos e nada de Sell Thru, mas o mesmo desfrutava de bons lucros no fim do mês. Ou seja, o mesmo tinha rendimento mas não aplicava parte deste na própria loja, e foi isso que quase levou a locadora a fechar.

Graças às minhas idéias mirabolantes e meus planos de compras sempre visando grandes quantidades, consegui recuperar o movimento perdido. O jeito foi injetar moeda em meu negócio com o próprio rendimento que a loja trazia.

Salário? Esta palavra não existiu para mim por muitos meses, mas hoje vejo que o resultado foi melhor do que eu esperava. Ver os clientes elogiando uma nova gestão na vídeo locadora no qual eles são associados vale mais do que o prazer de ter alguns reais no bolso. O investimento foi necessário, e sem estes poucos meses sem salário, férias, descanso e muito, mas muito trabalho, eu tenho certeza de que meu sonho de ter uma vídeo locadora acabaria ali.

Claro, que em meio à tantos esforços, ainda há incovenientes, mas lembrem-se que o mundo não é perfeito à ninguém, e em todo trabalho, em toda função, seja no lugar e pelo salário que for, sempre haverá pontos positivos e também negativos. A palavra “trabalho” já se explica, é mesmo um trabalho escutar reclamações de clientes, pedidos de filmes que sabemos que não iremos comprar, débitos ficando em aberto, pessoas de má índole querendo usufruir de nossos esforços. Mas nosso trabalho, nossos sonhos são únicos, e façamos dele uma dádiva, algo bom, algo no qual possamos ter orgulho. O cliente tem sempre razão, mesmo sendo chato, grosso, exigente e até sem educação.

“Mais vale vivermos com prazer, felizes e no nimbo, do que indispostos de tantas regalias no paraíso”, dizia um amigo.

Vale só lembrar que a aquisição de DVD’s não se trata de comprar mais filmes em Rental, e sim recuperar o acervo perdido à meses atrás, ou até a 1 ano. Há filmes, caros colegas, que alugam mesmo tendo anos de lançamento, é o caso de “Um Amor para Recordar”, “Doce Novembro”, “Antes que Termine o Dia”, “As Branquelas”, “Efeito Borboleta”, “Click”, “À Procura da Felicidade” entre tantos outros. Não pensem que alguns títulos já em promoções e Sell Thru são ruins, pois não são. Comprar 20 títulos e pagar pouco mais de $300,00 é uma boa ação á dar um salto no número de locações, digo isto às lojas menores. Minha locadora para se ter um exemplo, possuía um acervo de 1.900 filmes em 5 anos de existência, nos primeiros 4 meses de trabalho, coloquei à disposição de clientes veteranos e aos mais novos mais de 350 mídias, dentre lançamentos e alguns filmes deixados para trás pelo antigo dono. Não é também para ninguém sair comprado tudo que estiver à $9,90 e $14,90, mas buscar oferecer mais quantidade, é o ideal para ver os números subirem todos os dias.

Boas Locações á todos nós!


Ações

Information

2 responses

4 10 2008
Vinicius

Nossa concordo plenamente com vc …. aliás eu estou passando pela fase de ter que ”atualizar ” a locadora mas sem um bom capital …. clientes que vinham com frequência deixaram de vir , realmente preciso de alguns conselhos .. enfim títulos do ano passado ainda desfruta de um lugar na prateleira de lançamentos … tive uma idéia de fazer uma relação dos filmes que tenhu mais de 1 cópia e vender … para ganhar mais espaço e um capital para poder continuar investindo ..

junio se puder me add nu orkut para podermos falar sobre esse assunto eu agradeçooo mtaummm !!!

god blesss !

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=7988741894264654513

4 10 2008
Gilson Weyne

Muito bom seu texto Junio, eu ainda acrescento alguns outros títulos mais antigos que possuem uma boa saída (pelo menos aqui na minha loja):
– Desafiando Gigantes;
– Diário de uma Paixão;
– As 7 Regras do Amor;
– Amor Sem Fronteiras;
– Terapia do Amor;
– O Pequenino;

Principalmente estes de romance que a mulherada gosta de ver e rever…

Deixe uma resposta

