Onde Ficam Expostos seus Pôsters ?

3 08 2008

Está achando que é fácil montar uma loja e “pregar” pôsters de todo e qualquer filme em todo canto? Pois saiba que um descuido maior neste caso pode causar más impressões em sua loja.

A função básica da exposição de pôsters de novos filmes é justamente divulga-los, normalmente os pôsters são fixados de forma a serem vistos por um público que não freqüenta a loja, sendo pessoas que caminham à frente dela, motoristas que trafegam nas ruas em torno de seu comércio e também para seus clientes. Esta é uma fórmula que muita das vezes funciona, o difícil em nosso ramo é conseguir chamar um cliente para conhecer nosso acervo, e o pôster consegue atrair olhares e curiosos que nem mesmo são assíduos em ver filmes. Repare que as famosas “vitrines” em shopping’s center funcionam justamente por conseguirem fazer este papel de atrair clientes para o interior da loja. Neste caso, o mais indicado é que sua vídeo locadora tenha uma fachada que possibilite o anexo dos cartazes de filmes, seja ele por meio de porta-pôsters ou até mesmo vidros de alta qualidade.

Independente do material e a forma que você utilize para demonstrar os novos cartazes, deve-se prestar atenção nas posições em que eles deverão ficar e os títulos que deverão ser apresentados. Opte por colocar na parte mais alta pôsters de filmes com atores conhecidos e filmes comerciais. Para se ter um exemplo, nos filmes do mês de Agosto, coloquem “Ponto de Vista”, “Em Nome do Rei”, “As Crônicas de Spiderwick”, “Treinando o Papai”, “Ensinando a Viver” em partes superiores do espaço reservado a armazenar os cartazes. Estes serão os títulos que chamarão mais atenção a seu cliente ou visitante e ambos terão um melhor e maior ângulo de visualização por parte de quem passa na frente de sua loja. Os pôsters ficam melhor apresentados se estiverem separados por cerca de 5 à 10cm do outro ao lado, como no exemplo abaixo, onde o proprietário decidiu expor lançamentos no próprio balcão da loja:

Bom Exemplo

Bom Exemplo

Reparem que, se os pôsters ficarem encostados um à outro, haverá uma desordem de cores, de distinção de títulos e sua loja terá um aspecto de confusão. Lembrem-se do ditado, “Antes de comermos a comida, nós a comemos com os olhos”. A maneira como sua loja é apresentada à seu público e à um público estranho será muito julgada, e dependerá desta maneira para que um visitante se sinta a vontade de adentrar em sua vídeo locadora, ou não. Reparem na figura abaixo; ela demonstra a faixada de uma loja onde os pôsters estão misturados à banners e outros folhetos. A placa da loja já possui uma cor radiante e uma vitrine muito chamativa acaba denegrindo a própria imagem da locadora. O ideal seria apenas expor pôsters, separados por espaços entre si.

Mal Exemplo

Mal Exemplo

Seus pôsters ficam direcionados somente para o lado de fora da loja? Se isso acontece, não há problema, então significa que seu espaço no interior da loja não é adequado à receber os cartazes, mas é claro que, pôsters na parte de dentro também é uma boa estratégia. Mas veja bem, se sua locadora tem a capacidade de armazenar pôsters expostos em seu interior, tome muito cuidado, pois a poluição visual pode atrapalhar o tom de ar puro, alegre e limpo que ela possui. Reparem na imagem abaixo, pois ela representa uma vídeo locadora que não possui cartazes expostos em seu iterior, a locadora tem cor branca (neutro) com tons alaranjado dando mais vida ao ambiente, que, junstamente com prateleiras brancas e capas coloridas de filmes dão um contraste leve e alegre.

Bom Exemplo

Bom Exemplo

Procure arrumar um espaço na parede para afixar porta-pôsters, caso você não esteje disposto a fazer este investimento, não se preocupe. Vale lembrar que se você utiliza o porta-pôsters, já economiza no número de problemas que poderiam ser ocasionados, esta própria moldura para os cartazes já dá ao ambiente um visual mais agradável e organizado.

Há diversos fatores que irá influir em como você irá afixar os cartazes de seus filmes no interior da vídeo locadora. Se suas paredes são pintadas com cores vivas como amarelo, verde claro, branco, gelo, laranja claro, azul claro, você poderá escolher uma parede estratégica, geralmente acima de suas prateleiras para colar seus pôsters, mas não faça isso direto na parede, pois poderá danifica-la.A  imagem abaixo pode esboçar os dados acima.

Bom Exemplo

Bom Exemplo

Notem que, a loja acima possui prateleiras brtancas, paredes em azul em tom médio e fundo amarelo. As cores são vibrantes e mesmo assim, o proprietário optou por utilizar os porta-pôsters, que ficaram muito bem posicionados. Os pôsters fixados na parede no interior da locadora podem ser encostados um no outro, isto se suas paredes tiverem tons mais claros e vivos.  Evite pregar os cartazes em locais impróprios como em curvas de parede, embaixo, atrás e ao lado do balcão simultaneamente, opte por pôsters em UM destes locais, e não em todos ao mesmo tempo (Olhe a primeira Imagem).

Espero ter clareado um pouco as idéias e dado boas dicas.

Atenção: As imagens obtidas como exemplo acima estão divulgadas na rede Mundial de Computadores. O Guia da Vídeo Locadora preservou as características originais das figuras e o mesmo não possui qualquer vínculo com possíveis proprietários das lojas com imagens utilizadas.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: