A Mudança faz a diferença

16 07 2008

Caros colegas,

Em Betim/MG onde moro e possuo minha loja, os preços estão estabilizados desde 2005. Porém este ano, algumas lojas (inclusiva a minha) decidiram fazer umas alterações em suas tabelas.

Só para constar, minha loja se mantinha com o preço do aluguel de DVD’s  igual aos concorrentes, no valor de R$3,50. Neste ano, houve uma única loja que reduziu o valor para R$3,00, porém esta vídeo locadora já não oferece à seus clientes títulos comerciais. O empresário responsável pela loja afirma não adquirir mais filmes a preço de Rental, e a afirmação se comprova ao vermos suas prateleiras sem nem se quer “A Bússola de Ouro”, “P.S. Eu te Amo” e outros indispensáveis. O proprietário da loja se diz satisfeito com o movimento de cerca de 8 locações em dias de semana e cerca de 25 à 30 aos sábados e feriados. O mesmo adquire seus filmes em lojas de departamentos e através de uma representação que lhe oferece apenas títulos em Sell Thru.

Outra vídeo locadora, até de um porte maior que as demais, resolveu aumentar os preços para R$4,00 nos filmes Super Lançamentos, considerados pela loja como os recém-chegados. Já na minha vídeo locadora, decidi ser radical, abaixei o preço de todos os filmes para R$2,50, e o resultado? Bom… essa parte vem adiante.

Em Betim, cidade de quase meio milhão de habitantes, o comércio clandestino de DVD’s é pequeno, porém bastante eficaz no que diz respeito a prejudicarem o mercado de vídeo locação. O centro da cidade é relativamente menor se comparado à outras cidades de um mesmo número habitacional. A cidade cresceu nos últimos anos de forma extrema e abriga hoje uma das maiores montadoras de carros do mundo, a FIAT (daí o avanço tão significativo)

. Outras empresas como Casas Bahia por exemplo, instalaram centros de Distribuição de mercadorias na cidade, e aumentaram suas lojas que permanecem na região. Betim é considerado pelos moradores uma “roça”. É esta a denominação da cidade, pois o centro é pequeno, as opções de lazer para crianças e jovens não agradam, e para os adultos, nem se quer um Shooping de verdade a cidade possui, aliás, na teoria sim, só nas edificações do local e o complexo como um todo é que notamos que tudo mais parece uma galeria que abriga 3 salas de Cinema recém reformadas e a rede de fast food MC Donald’s.

Visto todo este histórico, já notamos uma certa característica na cidade por ela ter um espírito mais leve, mais calmo e menos estressante. Desde então, os Betinenses têm uma característica de achar tudo muito caro, e isso é fácil de entender: A cidade cresceu tão rápido nos últimos 5 anos, que as pessoas mal conseguiram acompanhar o avanço do capitalismo que se instalou por aqui, definifitivamente esta não é mais a cidade do pãozinho francês à 0,8 centavos, do ingresso de cinema à R$2,50, da casquinha de sorvete à R$0,80, do Kinder Ovo à R$1,00 e de poucos restaurantes tradicionais. O custo de vida brasileiro subiu,segundo último balanço feito pelo Dieese em Março deste ano, quase 0,5%. Os valores estão cada vez mais salgados e os produtos cada vez mais avançados, a tecnologia invade as residências e já pluraliza a inteligência dos pequenos em saber utilizar tudo que se conecte à tomada. Realmente estamos acelerando o ritmo de consumo, de gastos; mas reduzimos os momentos de reflexão, de pensamentos e paz.

Em uma cidade com todos estes pontos apresentados, onde o avanço empresarial fez da antiga cidadezinha vizinha à BH se tornar a 2ª cidade em maior arrecadação de impostos de toda a Minas Gerais, é até aceitável que as pessoas reclamem dos preços oferecidos nos diversos segmentos da economia, e para as vídeo locadoras daqui, isso também se aplica.

A loja citada no 3º parágrafo, que aumentou sua locação para R$4,00, está tendo uma certa dificuldade em alugar seus filmes mais recentes, da mesma forma como fazer com que seu interior fique cheio de admiradores da 7ª arte. Meu pensamento, ao contrário dos demais é mais radical, é mais popular e humanístico. Minha humilde pessoa necessita de calor humano, necessita de movimentação e a agitação para poder dizer: “Trabalho Cumprido!”. Se fosse político, talvez eu seria o melhor, pois faria de tudo, ao contrário dos que não fazem nada, deve ser por isso, que devido a falta de tarefas, os nossos representantes gastam seu tempo desviando verbas. Pois bem, a radicalização em minha loja me trouxe benefícios, o número de locações diários aumentou 50%, e nos fins de semana se mantém estáveis, visto que minha loja é de frente à um colégio trdicional, e aos sábados o mesmo não abre as portas.

O meu intuito como empresário é fazer um bom negócio, é ver clientes satisfeitos, e ao mesmo estar feliz por fazer um bom trabalho, por fazer o que eu gosto. Meu intuito, como um profissional que pensa no futuro, que almeja desejos e conquistas, não é de amargar os preços dos filmes e do prazer das pessoas em assisti-los. O que ganho mantendo milhares de títulos à disposição, porém nenhum destes fora de meu acervo por um breve período de tempo? Eu não sei você caro leitor, mas eu prefiro alugar muito, ter muita demanda, ao invés de pecar, de fazer meu cliente pensar em qual título ele pagará caro, e as vezes até errando em suas escolhas. Filmes na prateleira deixam a energia acumulada no local, e isso não é positivo, faça mudanças como eu, não digo que os preços devem reduzidos dos aluguéis de seus DVD’s, mas digo que a mudança é sempre bem vinda. Portanto, troque prateleiras de lugar, misture ou senão separe seus filmes, pinte seus expositores, colora sua loja com tons alegres, coloque em sua faixada uma grande placa escrito “PROMOÇÃO” e seja mais flexível. A flexibilidade pode fidelizar um cliente, e este cliente pode lhe render muito ao fim de cada mês.

Finalmente caros colegas de trabalho, analisem o perfil de sua cidade, e seja compatível com este perfil, pense nas palavras deste texto.

Ações

Information

One response

13 08 2008
Marcos

Caro amigo, hoje pagamos num rental fox 129 reais em média, vc teria que locar 51 vezes este filme para vc poder pagar seu investimento, sem contar o risco que vc corre nsta quantidade de locacao em perder a midia por risco ou coisa do tipo. Nao sei mais é muito arriscado trabalhar com este valor tao baixo de preco. Tenho duaslocadoras e recentemente almeintei o preco de 3,5 para 4,00 rais e nao diminuiu minhas locacoes elas se manterao, loco em média 70 filmes dia cada locadora. Atte…

Deixe um comentário

