Crítica ‘Bang Bang! Você Morreu’

22 04 2009

Inspirado em uma história real, um dos melhores filmes com temáticas educativas, lançado em 2002 pela Paramount consegue surpreender à todos.

SINPOSE:

Jovens podem ser mais cruéis que todos. Naturalmente cruéis. As palavras de Trevor Adams, que já foi um estudante exemplar, refletem suas experiências no colégio. Ele era vítima de tão traumatizante perseguição que ameaçou destruir o filme de futebol da escola. Mas a salvação veio através do Sr. Duncan, o professor de teatro, que ofereceu a Trevor o papel principal de sua peça, o lado da bela Jenny Dahlquist. O professor e a garota tentam ajudá-lo a manter-se na linha. Mas há um risco: o sombrio enredo sobre assassinos em um playground, combinado com o passado problemático de Trevor, faz com que os pais tentem vetar a peça. Se eles conseguirem é possível que a voz de Trevor jamais seja ouvida e isso pode detonar uma boma-relógio humana.

Poderosamente o filme aborda de uma maneira simples como o preconceito – PRÉ-CONCEITO – pode ser fatal nas ações de qualquer pessoa, principalmente de um estudante. A taxação de ‘burro’, ‘feio’, ‘chato’ ou englobando o famoso ‘Bulling’ pode justamente levar a pessoa a cometer ou a ser aquilo que já se pensa sobre ela.  Julgar é o primeiro passo para ver a ação se concretizar.

No filme a figura de  Trevor Adams, situado na parte central da arte da capa acima é dado como maluco, psicótico, problemático, mau filho, mau aluno, má pessoa. Embora fosse este o destino do garoto traçado pelas pessoas à sua volta, inclusive seus pais, o jovem com a ajuda de uma câmera caseira consegue mostrar que nada do que as pessoas pensam cai somente sobre ele. O verdadeiro culpado nem sempre é o principal acusado. Conhecer realmente os fatos, ir a fundo dos acontecimentos pode fazer o autor de um disparo à tiro ser inocentado.

Aos pais, professores e Pedagogos, este filme é crucial na elaboração de um projeto pedagógico em comum com os alunos e um tratamento específico para os jovens com quem convivemos. ‘Bang Bang Você Morreu’ é um excelente título sobre discriminação, preconceito e que mostra claramente do que um jovem é capaz quando o que se espera dele invade os preceitos morais de um grupo determinado ou de toda uma sociedade.

Vale muito a pena assistir!!!

Tamanho originalTamanho originalTamanho originalTamanho originalTamanho original

About these ads

Ações

Information

2 responses

6 05 2009
Paola

Eu assisti este filme faz uns 3 anos e ele me marco muito!
A maneira da abordagem do assunto de preconceito escolar, bulling é muito original. Este é um filme pra se guardar na memória!

17 06 2009
amanda

MInha prof. de portugues nos fez assistir esse filme, e realmente é muito bom e com uma liçao de moral nao só para os jovens, mas também para os pais que são “cegos”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: